Artigo publicado na Folha de São Paulo

Não é nenhuma novidade que a tecnologia vem se tornando uma importante chave para solucionar problemas na sociedade. Com a chegada da pandemia, no entanto, essa necessidade ficou ainda mais clara. Agora, o mundo digital passou a ser fundamental para atividades habituais do dia a dia em praticamente todas as áreas, desde a saúde à educação.

A reflexão global sobre o tema é tão urgente que a inclusão digital ganhou destaque na Agenda Davos deste ano. Segundo relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, em colaboração com Boston Consulting Group, o uso da internet cresceu cerca de 70% em tempos de isolamento social, enquanto a utilização de ferramentas de colaboração virtual aumentou em mais de 600%. Isso reforça o desafio na reciclagem da força de trabalho de uma forma massiva.
É exatamente nesse sentido que a Recode atua há 26 anos. Levar tecnologias como realidade virtual e aumentada, internet das coisas e inteligência artificial às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social é fundamental para estimular o empreendedorismo ou colaborar na busca por um emprego.

Mas, não podemos parar por aí. É preciso criar um plano nacional de empoderamento digital e, então, gerar um grande impacto na redução das desigualdades. Devemos formar uma coalizão para que, juntos, governo, sociedade civil, empresas privadas e organizações abracem esses temas fundamentais.

Vale ressaltar que o Brasil já possui as ferramentas necessárias para isso. Basta ter engajamento e aplicá-las. Uma delas é o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), peça fundamental para promover a democratização da internet, fazendo com que o acesso chegue até moradores de áreas rurais, ribeirinhos, indígenas e famílias de baixa renda, além de melhorar a qualidade dos serviços e promover o uso das novas tecnologias.

Dessa forma, a Recode levanta a bandeira do empoderamento digital e convida a todos para essa corrente. Conforme afirmação da Organização das Nações Unidas (ONU), a internet é um direito humano e deve ser garantido para toda a população. Assim, somente com investimento e a união de forças conseguiremos convergir em prol de uma sociedade conectada. Juntos, podemos recodificar vidas!

Rodrigo Baggio
Fundador e presidente da Recode